Indicadores de RH: o que eles revelam sobre sua empresa?
Engana-se quem pensa que os indicadores de Recursos Humanos são importantes apenas para a área de RH.
Por apresentarem os dados referentes à corporação, todos os setores devem se envolver, observando as informações e agindo estrategicamente.
Contudo, a mensuração desses dados, normalmente, acaba ficando apenas para o setor de RH, sobrecarregando os profissionais com tarefas que poderiam ser designadas para os gestores das áreas, por exemplo.
Este é um grande problema que impacta diversos setores de RH de milhares de empresas. Por isso, nós, da Metadados – empresa especializada há mais de 32 anos em sistemas para a gestão de Recursos Humanos, inclusive de indicadores – desenvolvemos este conteúdo a fim de demonstrar uma possível inversão de papéis e identificar as responsabilidades. Afinal, medir os indicadores é uma tarefa (só) do RH ou de todos? O que eles relevam sobre sua empresa? Continue acompanhado!
Indicadores de RH
De forma mais resumida, podemos denominar os indicadores como a compilação dos números (dados) que revelam a real situação de um determinado setor, equipe, empresa ou algo que possa ser mensurado.
Também conhecidos como Key Perfomance Indicators (KPIs), os indicadores são comumente utilizados por gestores e profissionais de RH com o objetivo de avaliar e definir as próximas ações da empresa, baseados nos resultados destes indicadores.
Neste sentido, os indicadores são considerados peças-chaves para a empresa que deseja conhecer seus riscos, melhorá-los e agir de forma assertiva.
Porém, ainda existem empresas que mensuram esses indicadores de forma errada, por meio de planilhas e baseados em registros antigos. Afinal, planilhas não são interativas e não se atualizam automaticamente.
E é nesta junção que pequenas, médias e grandes empresas criam um grave problema sem nem mesmo perceber: centralizar a medição destes indicadores apenas no setor “primário”, no RH. Assim, os profissionais da área precisam realizar o levantamento dos dados, separá-los por setores, gerar relatórios e repassar para a análise dos gestores. Um extenso e exaustivo trabalho, não é mesmo?! Isso ocorre na sua empresa também? Então continue lendo este conteúdo e entenda como resolver este problema.
O papel da gestão
Administrar uma empresa sem ter dados é como dirigir um carro sem painel, ou seja, para toda e qualquer gestão ser bem-sucedida, é fundamental ter os indicadores atualizados e disponíveis a qualquer momento. Neste sentido, o papel do gestor é acompanhar o que os números indicam, analisar e agir.
Porém, é muito comum que além dos gestores não terem acesso a esses indicadores, eles sejam mensurados apenas pelo RH. Nessa forma centralizada de mensuração, todo mundo sai perdendo, uma vez que o gestor não tem autonomia para analisar quando for conveniente e de seu interesse. E, por outro lado, o RH executa uma atividade que não é responsabilidade só sua. Mas, então como fazer para todos terem acesso a esses números a qualquer momento?
Já existe no mercado de tecnologia uma ferramenta que apresenta os indicadores de forma automatizada, via celular ou pelo computador, a distância e com um painel exclusivo para gestores